quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Anúncio do adiamento de concursos - bom ou ruim?

Alguns concursos previstos (como o do Senado) estão agora suspensos. O motivo alegado pelo Governo Federal é a necessidade de redução de despesas para combater a inflação. Sem entrar no mérito de isso ser efetivo ao pretendido (combate à inflação), fica a seguinte pergunta: o adiamento é bom para o concurseiro?

Se vc. acha está em um bom nível nos estudos, a notícia é péssima. Vc. terá que se manter nesse nível durante mais um bom tempo, com esforço adicional. Se vc. parar de estudar, vai perder terreno.

Se vc. está começando agora, a notícia é excelente. Os concursos que iriam abrir agora só vão abrir mais tarde, dando tempo vc. estudar e ficar preparado para ser aprovado. Além disso, os concursos que hoje estão "represados" terão de ser ser abertos no médio prazo, porque sempre há a necessidade de se contratar mais gente: é só uma questão de tempo. Assim, dentro de algum tempo, teremos uma avalanche de concursos, exatemente para compensar o tempo que ficamos com poucos concursos.

De uma maneira ou de outra, a conclusão é uma só: é necessário estudar se vc. quiser passar.

Uma boa estratégia agora pode ser estudar pontos de teoria do Direito (ex. teoria do direito constitucional, teoria da empresa, teoria geral do processo etc), que são pontos que não ficam desatualizados e servem de base para estudos mais avançados (o que é necessário para cargos melhores).