domingo, 19 de julho de 2009

Concurso para Oficial de Justiça em São Paulo (nível médio)

Finalmente foi publicado o edital do tão aguardado concurso para Oficial de Justiça do Estado de São Paulo! Inscrições começam dia 20 de julho (amanhã!)

Clique aqui para acesso aos editais do concurso.

Atenção! Lamento, mas, para esse concurso, NÃO recomendo meu livro Direito administrativo para concursos, simplesmente porque o programa dessa disciplina é pequeno e você deve estudar a LEI ESTADUAL referente ao regime jurídico dos servidores públicos e não a legislação federal (Lei nº 8.112/90) que é tratada no livro. Embora alguns princípios que abordo no livro sejam plenamente aplicáveis na esfera estadual, avalio que é mais vantajoso o candidato estudar a Lei Estadual nº 10.261/68 com as alterações posteriores (veja o edital!).

Observe que, nesse concurso, o programa das disciplinas de direito é composto de LEI SECA: não deverá cair doutrina (se cair, não poderá ser nada muito díspare do conteúdo dos artigos das leis mencionadas no programa). Portanto, acho que é mais vantagem o estudo dos textos legais mencionados no programa.

Depois que vc. passar no concurso, recomendo a leitura do http://www.oficialdejustica19anos.blogspot.com/ para que possa conhecer um pouco de como é (ou, ao menos, era...) o trabalho de um Oficial de Justiça em São Paulo. Por ora, óbvio, concentre-se no estudo do programa exatamente como previsto no edital. Não desvie seu foco!


.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Autorizado mega concurso para a FUNAI!

Esta é uma notícia especialmente para quem ainda NÃO começou a estudar ou começou há pouco tempo. Foi publicado no DO de ontem a autorização para realização de concurso para a FUNAI, com 425 (!) vagas, para todos os níveis.

Pode ser interessante acompanhar a publicação dos atos do Presidente da FUNAI para traçar um plano de estudo.

Não espere sair o edital para começar a estudar.

Veja abaixo íntegra da Portaria:


PORTARIA N. 191, DE 14 DE JULHO DE 2009
O MINISTRO DE ESTADO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO, no uso de suas atribuições, e tendo em vista a delegação de competência prevista no art. 2º do Decreto nº 4.175, de 27 de março de 2002, resolve:

Art. 1º Autorizar a realização de concurso público para o provimento de quatrocentos e vinte e cinco cargos do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo, de que trata a Lei nº 11.357, de 19 de outubro de 2006, para o Quadro de Pessoal da Fundação Nacional do Índio - FUNAI, na forma do Anexo a esta Portaria.

Art. 2º O provimento dos cargos a que se refere o art.1º dependerá de prévia autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, e está condicionado:

I - à existência de vagas na data de publicação do edital de abertura de inscrições para o concurso público; e
II - à declaração do respectivo ordenador de despesa, quando do provimento dos cargos, sobre a adequação orçamentária e financeira da nova despesa com a Lei Orçamentária Anual e sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, demonstrando a origem dos
recursos a serem utilizados.

Art. 3º A responsabilidade pela realização do concurso público será do Presidente da Fundação Nacional do Índio, a quem caberá baixar as respectivas normas, mediante a publicação de editais, portarias ou outros atos administrativos.

Art. 4º O prazo para a publicação do edital de abertura de inscrições para concurso público será de seis meses, contado a partir da publicação desta Portaria.

Art. 5º O não cumprimento das disposições contidas nesta Portaria e na Portaria MP nº 450, de 6 de novembro de 2002, implicará o cancelamento desta autorização, bem como a suspensão do certame em qualquer fase em que se encontre.

Art. 6º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

PAULO BERNARDO SILVA


ANEXO
CARGO NÍVEL QUANTITATIVO DE VAGAS
Indigenista Especializado NS 200
Agente em Indigenismo NI 150
Auxiliar em Indigenismo NA 75
TOTAL 425

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Banco Central abre concurso para Procurador

Para quem já está estudando e se encontra agora com razoável tempo livre, recomendo com a maior ênfase possível esse concurso. Explico: o salário é bom (R$14.049,53 - inicial!), o trabalho é interessante e há reais condições de começar no Banco Central e terminar na iniciativa privada em uma situação excelente (se resolver ficar no Banco Central mesmo, também será excelente, asseguro) ou mesmo passar no concurso de Consultor Legislativo da Câmara (no último, os três primeiros colocados na área de direito comercial eram do Banco Central, o quarto colocado era procurador da CVM, este modesto Prof. Concursos...) ou do Senado.

O edital do concurso está no http://www.cespe.unb.br/concursos/PGBC2009/

Se você observar o edital, verá que o programa é MUITO extenso. Por isso mencionei que recomendo o concurso para quem JÁ ESTÁ ESTUDANDO. Não se iluda: será um concurso muito concorrido.

Se quiser fazê-lo só para testar, não tem problema, fazer concursos é sempre um excelente exercício (veja dicas gerais no http://www.concursos.brunosilva.adv.br/).

Para quem quer fazer esse concurso visando a aprovação, deve verificar (já!) quais os pontos do extenso programa ainda não estudou e traçar um plano de estudo (sem esquecer, óbvio, de reservar um tempo ao final para revisar os pontos que já tinha estudado).

Na parte de DIREITO EMPRESARIAL, sugiro confrontar o que está no programa com o que está no seguinte livro: http://www.brunosilva.adv.br/direito_de_empresa-indice.htm. Veja que em um concurso mais difícil, é preciso estudar com maior dose de profundidade.


.